terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Metas de renda como faço e porque faço.


Prezados Curiosos,

Nesta postagem irei falar sobre um ponto que tem me ajudado bastante a manter o foco nos aportes: o sistema de acompanhamento de resultados. Sim, imagino que a maioria das pessoas que gostam de finanças deve estar acostumado a fazer este acompanhamento, mas eu não tinha este hábito até pouco tempo atrás (mais um motivo pelo qual criei o blog).

O primeiro ponto para qualquer um que faça metas de renda, deve ser o orçamento, por razões obvias: Se não sobrar dinheiro, não tem aporte, logo, não há expectiva de crescimento de renda passiva; feito o orçamento adequadamente e verificando sua sobra mensal, é possivel iniciar o controle de metas de forma realista afim de não desanimar durante o trajeto, atualmente tenho três:

  •  Meta anual de renda passiva: Está é a que mede o que existe de mais importante para mim, a renda que ganho apenas de aplicações financeiras, tenho uma meta anual, mas faço controle mensal, afinal, se olhar os resultados somente em dezembro e não atingir o resultado não há muito o que fazer;
Meta do ano: R$ 320,00

Como cheguei a este número: Como estou no inicio de montagem de carteira, simplesmente dobrei o que havia recebido no ano anterior: Status atual: 9% concluído (defasado)

Plano de ação: Aportar parte do 13º e férias por volta de Maio, afim de acelerar o processo.

  • Meta de rendas alternativas: Fontes de renda que não sejam meu salário e também não seja renda passiva (compra/venda de produtos, bicos, etc.). Instalei alguns aplicativos no meu celular com intuito de gerar algum extra, comprei umas bugigangas para revender (que não sei se dará certo) e fiz licenciatura para ver se consigo dar aulas.

Meta do Ano: R$ 300,00

Como cheguei a este número: Basicamente em cima do que ganhei em aplicativos de celular nos últimos dias, sei que o valor é quase irrisório, mas acho que vale o teste. Status atual: 9,1% concluído

Plano de ação: Por enquanto não há, como iniciei agora, preciso de mais tempo para verificar os resultados.

  • Meta de Renda Principal: Esta é primordial em inicio de carreira, não que não seja benéfico ter um aumento, mas hoje enxergo esta com outros olhos. Anos atrás entendia que toda concentração para aumento de renda deveria estar aqui, agora entendo que esta é da qual mais dependemos dos outros e não creio que isto seja algo saudável, claro que estou me referindo especificamente a quem trabalha em empresa privada, esta meço anualmente, mas utilizo periodo de correção a cada três anos.

Meta do ano: 6,28%

Como cheguei a este número: IPCA. Status atual: concluído

Plano de ação: não há, obtive dois aumentos de 2015 para cá (fora os dissídios) o que ajudou consideravelmente manter esta meta dentro do esperado.

E para encerrar, uma frase que acho explicar sobre o acima explanado:
"É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las", Bernardinho.

4 comentários:

  1. Será que é possível investir em FIIs com meros 300 reais? Não tenho nem esse valor, mas se tivesse queria ssair dos minguados 0,6% da poupança.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Curioso!

    Interessante o seu método de informar o rendimento e não os aportes e montantes. É mais seguro :)

    Boa sorte com suas rendas alternativas. É meio difícil fazer um dinheiro extra, mas quando ele vem dá uma alegria daquelas!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacqueline,
      Sim, um dos motivos pelo qual optei divulgar o rendimento e não a carteira é que me sinto mais confortável desta forma.
      Sobre as rendas alternativas é dificil mas acredito que devo ir tentando até para " abrir cabeça " para outras ideias.
      Abraço !

      Excluir

Fechamento 2019/ Metas 2020 Olá Curiosos, Fiquei mais de uma ano sem postar aqui no blog, muitas coisas aconteceram neste periodo e per...